Notícia | IBSP

Lifelong learning – IBSP lança novo projeto de Mentoria On-line

Voltadas à cadeia multidisciplinar da saúde, sessões mergulham em temas específicos da assistência a fim de otimizar o conhecimento; todos os encontros são realizados virtualmente

O Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) acaba de incluir um novo produto em sua vitrine de cursos e treinamentos. Seguindo o conceito de lifelong learning, que reforça a importância de nos mantermos em aprendizagem constante, o Instituto apresenta a Mentoria On-Line.

Totalmente voltada aos profissionais de saúde interessados em ampliar seus conhecimentos para a oferta de um cuidado mais seguro e de qualidade, a mentoria será realizada em pequenos grupos de no máximo 12 pessoas para compartilhamento de informações, protocolos e diretrizes sobre temáticas específicas inerentes a todo o ciclo assistencial.

“Temos uma ampla gama de cursos autoinstrucionais disponíveis para os profissionais de saúde e iniciamos a promoção das mentorias. Com caráter mais direcionador, essa abordagem contará com apresentação de conteúdo sempre baseado em evidências científicas facilitado por mentores especializados e atuantes no mercado de saúde, mas também envolverá discussões e detalhes sobre a aplicação prática daqueles conceitos teóricos”, explica Eliana Argolo, gerente de projetos do IBSP.

A quantidade de sessões de cada mentoria dependerá do tema que está sendo abordado e da quantidade de horas necessárias para a explanação, porém entende-se que em média cada uma delas envolverá três sessões, sempre virtuais.

Esse é um formato que já vem sendo desenvolvido pelo IBSP em sessões fechadas junto a parceiros da área da saúde. Devido ao sucesso obtido nessas imersões, o Instituto optou por ampliar o portfólio levando a metodologia para todo e qualquer profissional interessado em ampliar seu conhecimento.

Primeira mentoria – COVID-19

A primeira mentoria que será lançada em julho pelo IBSP será a “Gestão de riscos do paciente COVID-19”, voltada a enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos. Após um ano e meio de pandemia, muito ainda precisa ser discutido sobre a infecção pelo novo coronavírus, que segue gerando muitas hospitalizações mesmo com o avançar da vacinação.

“A crise tornou a gestão de riscos assistenciais ainda mais desafiadora. A gravidade dos casos e a complexidade que envolve o cuidado desse perfil de paciente aumenta consideravelmente a exposição a falhas. Dessa forma, gerenciar esses riscos e analisar os eventos adversos são atividades fundamentais para um cuidado de saúde mais oportuno e eficaz”, detalha Eliana.

Essa mentoria que, guiada por especialistas, visa potencializar a capacidade dos profissionais de saúde reconhecerem e classificarem esses riscos, bem como repensar estratégias para preveni-los, será realizada em três sessões:

  1. A primeira sessão tratará da evolução do paciente para uma pneumonia associada a ventilação mecânica e será ministrada por Renata Lobo, enfermeira especialista em prevenção e controle de IRAS, mestre pela USP, e profissional com exímia experiência em instituições de grande porte em São Paulo.
  2. A segunda sessão focará as lesões de pele que podem acometer o paciente internado e será guiada por Aline Ramalho, enfermeira especialista em estomaterapia; coordenadora do Comitê de Integridade da pele em um hospital de referência no estado de São Paulo e membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST).
  3. A terceira sessão será dedicada à análise de eventos adversos relacionados à COVID-19 e Karina Pires, diretora de operações do IBSP, será a mentora. Karina é especialista em qualidade e segurança do paciente pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em terapia intensiva pelo Centro Universitário São Camilo, e atua há mais de 12 anos com qualidade e segurança em hospitais de grande porte de São Paulo.

Inscrições

Todo profissional de saúde interessado em participar da mentoria, deve acessar o portal institucional da entidade. Ao entrar em www.ibsp.net.br, deve clicar no menu “serviços” e, na sequência, em “Mentorias Online”. Todas as mentorias que forem lançadas pelo IBSP estarão ali apresentadas.

As inscrições serão feitas diretamente pela plataforma de mentorias do instituto, tornando o processo bastante prático e dinâmico. O pagamento também será feito pela plataforma, em um ambiente totalmente seguro.

Leia também