Notícia | IBSP

IBSP completa 10 anos e lança campanha em prol dos profissionais de saúde na linha de frente da pandemia

Reconhecendo a importância de fortalecer os trabalhadores que há um ano seguem dedicados à melhor gestão da COVID-19, Instituto apresenta ação “IBSP Acolhendo e Cuidando de Você”

O Brasil está convivendo há mais de 12 meses com a pandemia de COVID-19. Notadamente, os profissionais de saúde estão exaustos e sofrendo uma grande pressão para manter o atendimento dos mais de 210 milhões de brasileiros. Pensando nesse cenário que persiste e na importância de cuidarmos da saúde física e mental desses trabalhadores tão indispensáveis à gestão da crise, o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), que neste ano de 2021 completa 10 anos de atuação, lança a campanha “IBSP Acolhendo e Cuidando de Você”.

Um estudo (1) realizado na China com mais de mil trabalhadores da saúde apontou que muitos deles apresentavam questões relativas à saúde mental em decorrência da pandemia de COVID-19. Segundo a pesquisa, 50,4% dos entrevistados declaravam sintomas de depressão, 44,6% de ansiedade, 34% de insônia e 71,5% de angústia.

Com base em todas essas evidências, a ação visa promover uma série de conteúdos rápidos, leves e dinâmicos capazes de auxiliar esses profissionais a manter a saúde durante essa fase intensa a que estão submetidos. Assim, a partir desta quarta-feira, 7 de abril, quem acessar o Facebook e o Instagram do IBSP encontrará informações e dicas práticas sobre bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida.

Ao longo de oito semanas serão publicados vídeos com especialistas falando sobre sono, alimentação, meditação, estresse e ansiedade; enquetes e interações para que o Instituto entenda quais as principais demandas desses trabalhadores; e cards com dicas de aplicativos e de como o profissional de saúde garante sua proteção durante a assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Paralelamente, uma ação de reconhecimento e valorização desses trabalhadores também será desenvolvida e todos aqueles que atuam na linha de frente da pandemia poderão mandar uma foto e um depoimento que serão compartilhados nas redes sociais do IBSP. Para encerrar a campanha, em maio será realizado um webinar que consolidará todos os debates promovidos ao longo do projeto.

Para acompanhar a campanha “IBSP Acolhendo e Cuidando de Você”, basta seguir o IBSP nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Tudo o que for publicado na ação também será assinado com a hashtag #IBSPComVocê.

10 anos do IBSP – Conheça a história do Instituto

O IBSP nasceu da união dos ideais de três profissionais de saúde que, no final da década passada, atuavam em um grande hospital privado da capital paulista. Após compreender que o país precisava seguir a grande tendência mundial despertada pela publicação do relatório norte-americano “Errar é Humano”, batalhando para a oferta de uma assistência segura aos seus mais de 210 milhões de habitantes, o time formalizou o Instituto. Assim, em 2011, o IBSP ganhou vida com o objetivo principal de compartilhar conhecimento com profissionais e instituições instaladas em todo o território nacional.

“Nos tornamos referência em segurança do paciente ao trazer, para o Brasil, os principais debates internacionais”, declara José Branco, médico infectologista especialista em segurança do paciente e um dos fundadores do IBSP. Complementando o raciocínio de Branco, Karina Pires, enfermeira e fundadora do Instituto, reforça a relevância da iniciativa. “Temos uma defasagem da língua inglesa no país e as principais referências sobre o assunto estão, hoje, publicadas em inglês. O IBSP passou a traduzir esses temas para o português, disponibilizando-os em uma plataforma de acesso livre”, explica.

Ao longo de dez anos de dedicação focado na qualidade da assistência e na segurança do paciente, o IBSP observou as principais demandas setoriais e promoveu iniciativas para levar conhecimento e ampliar o repertório dos profissionais em atuação no país ofertando, também, múltiplos canais de melhorias para as instituições nacionais. Além dos eventos diversos e de todo o conteúdo compartilhado digitalmente, o Instituto construiu uma vitrine de educação com cursos tanto presenciais quanto à distância e atua junto às instituições para a construção da cultura da segurança em todos os níveis da assistência à saúde.

Para os diretores do Instituto, o Brasil evoluiu consideravelmente nos últimos dez anos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. “Temos muitos desafios até que atinjamos, de fato, um status onde a segurança faça parte medular das instituições”, finaliza Lucas Zambon, médico, doutor em segurança do paciente, e terceiro fundador do IBSP.

Referências:

(1) Factors Associated With Mental Health Outcomes Among Health Care Workers Exposed to Coronavirus Disease 2019

Leia também