IBSP 10 Anos
...
IBSP 10 Anos

Como tudo começou...

A história do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente teve início no final da década passada. Na ocasião, os três sócios fundadores atuavam em um hospital de grande porte da cidade de São Paulo e estavam envolvidos em iniciativas voltadas à gestão de risco assistencial e à segurança do paciente.

Com o desenvolvimento das ações focadas em qualidade da assistência à saúde, surgiu a ideia de expandir o conhecimento gerado nesse período compartilhando-o por meio de ações educacionais elaboradas em todo o território nacional.

Foi assim que, em 2011, nasceu o IBSP, um instituto que visa oferecer conteúdo relevante em diferentes serviços para que organizações e profissionais de saúde possam adquirir novas expertises e renovar seu conhecimento em segurança do paciente e em todas as outras dimensões que envolvem a qualidade da assistência.

Desde então o movimento ganhou força e se desenvolveu conforme a linha do tempo a seguir.

• 2011

• Nasce o IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente

• 2013

• Instituto realiza sua primeira ação educacional na cidade de Recife (PE)

• 2014

• Iniciado o planejamento e execução de eventos pioneiros para debate de temas de relevância dentro do contexto de Gestão de Risco e Segurança do Paciente

• 2015

Portal do IBSP é lançado para compartilhar tendências, inovações, melhores práticas e campanhas nacionais e internacionais sobre qualidade e segurança, sempre de forma imparcial e com base em evidências científicas.

• 2016

I Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente é realizado em parceria com a SOBRAMH (Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar) em São Paulo e reúne 200 participantes

• Aumento do portfólio de serviços de Educação e IBSP passa a promover cursos in-company para operadoras de saúde, instituições hospitalares e profissionais de saúde

• Desenvolvimento e lançamento do primeiro Programa de Validação de Boas Práticas em Saúde baseadas em referências internacionais

• 2017

I FACLIN – Seminário Integrado de Farmácia Clínica em parceria com o Hospital Santa Paula

II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente é realizado em São Paulo e reúne mais de 400 pessoas para assistir às palestras de grandes nomes do setor de segurança do paciente no mundo como Susan Sommerfeldt, John Chuo, René Amalbert e Mark Gilchrist.

• 2018

III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente alcança a marca de 500 participantes em uma programação com seis workshops. Na grade, mais uma vez grandes nomes internacionais como Ayse Gurses, do John Hopkins (EUA); e Mark Gilchrist, farmacêutico inglês que já havia participado do simpósio em 2017 e neste ano promoveu um debate sobre Antimicrobial Stewardship.

IBSP reestrutura toda sua presença virtual, trazendo melhorias para seu Portal de Conteúdo

II FACLIN – Seminário Integrado de Farmácia Clínica em parceria com o Hospital Santa Paula

• 2018

IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente reúne especialistas nacionais e internacionais e reforça o reconhecimento do IBSP como entidade setorial no país. A edição de 2019 alcançou 600 pessoas.

Rádio IBSP estreia nas plataformas de streaming para compartilhamento de conhecimento via podcast

• 2019

• OMS lança o dia Mundial da Segurança do Paciente e IBSP passa a produzir conteúdo especial para a data

III Seminário Internacional de Enfermagem é realizado com participação de Michelle Mandrack, diretora do ISMP (Institute for Safe Medication Practices) dos Estados Unidos e especialista em segurança de medicamentos

III FACLIN – Seminário Integrado de Farmácia Clínica em parceria com o Hospital Santa Paula

• 2020

• Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, IBSP promove uma série de webinars para tratar de assuntos sobre a segurança dos profissionais de saúde

• 2021

IBSP lança seu portal institucional em comemoração à marca de 10 anos de atuação pela Segurança do Paciente no Brasil com ampliação do portfólio de serviços

Próximos 10 anos

Considerando a Segurança do Paciente como uma ciência em constante evolução, o IBSP teve um papel importantíssimo na construção de uma cultura de segurança dentro do sistema nacional de saúde ao longo da última década.

Hoje, reconhece que há ainda muitas vitórias a serem alcançadas para que o país possa considerar, de fato, a oferta de uma assistência de qualidade e segura para seus mais de 210 milhões de habitantes. Para isso, acredita que o fortalecimento da educação das equipes multidisciplinares de saúde e o suporte às instituições para implementação de seus Núcleos de Segurança do Paciente são atitudes necessários para que possamos atingir um cenário onde carecer de um atendimento não represente riscos alheios àqueles já incluídos no prognóstico.

Histórias

“Desde meados de 2008, quando comecei a atuar com gestão de risco assistencial, venho observando que evoluímos muito nos últimos anos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer para considerar que prestamos uma assistência de fato segura. Precisamos de um movimento maior, que envolva a sociedade nas questões relativas à segurança dos pacientes e que leve, inclusive, o próprio cidadão à compreensão de como ele pode contribuir com sua gestão de saúde”

Karina Pires
RN, MBA, Fundadora do IBSP
Diretora de Operações

“Temos que lembrar que o debate sobre Segurança do Paciente ainda é novo e que para transformar o sistema de saúde precisamos fortalecer a participação multidisciplinar conquistando mentes e corações dos profissionais que atuam na assistência. O IBSP, que tem um grande propósito de educação e de ampliação do conhecimento, vem auxiliando nesse processo de transformação desde sua fundação em 2011”

José Branco
MD, MBA, Fundador do IBSP
Diretor Executivo

“Logo que me formei vivenciei uma situação com um paciente que não teve o desfecho que esperávamos. Ali eu ganhei a oportunidade de estudar o ocorrido e propor mudanças para que o hospital não voltasse a enfrentar caso semelhante. Hoje, mais do que estudar as falhas e os erros, devemos entender que o ser humano passa a maior parte do tempo acertando e que aprender com esses acertos nos trará uma perspectiva ainda melhor para o sistema de saúde que busca fortalecer a segurança dos pacientes”

Lucas Zambon
MD, PhD, Fundador do IBSP
Diretor Científico

Produtos e Serviços IBSP

O IBSP oferece um amplo portfólio de serviços que atendem às necessidades tanto dos profissionais de saúde que buscam atualização quanto das instituições que planejam melhorar a segurança dos pacientes atendidos.

Para
profissionais

Trabalhadores da saúde que querem ampliar seu conhecimento encontram, no IBSP, cursos presenciais e no formato EAD (Ensino à Distância) sobre diferentes conceitos da segurança do paciente e programas de mentoria que atendem às demandas e necessidades pontuais de quem está na linha de frente do cuidado.

Para
instituições

O IBSP dá suporte às instituições que buscam melhorar o desfecho dos pacientes ofertando consultorias para otimização de processos e segurança, programas de validação de boas práticas, e soluções de apoio para melhor interpretação de indicadores de qualidade e posterior implementação de melhorias.